Aeroporto Helmuth Baumgarten Pista Balizamentos Noite Lontras SC

Obra no Aeroporto Helmuth Baumgarten Viabiliza Operação 24 Horas - Lontras SC

A obra realizada pela INFRACEA no Aeródromo Helmuth Baumgarten, no município de Lontras, chegou a sua etapa final. Entre o mês de março e o fim do mês de maio diversos serviços foram realizados e, com a construção de uma subestação, a instalação de um gerador e a implementação de um farol rotativo, a obra aguarda apenas a fase documental, relativa à homologação do aeroporto, para ser totalmente entregue.

Originalmente intencionada pela Prefeitura de Rio do Sul, o aeródromo já possuía inscrição junto a ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), mas operava apenas no período diurno. Abriu-se uma licitação, portanto, para que também fosse possível operar durante a noite; a partir daí estipulou-se que certas mudanças teriam que ser executadas de forma que o aeroporto pudesse performar num período de 24 horas de maneira segura. A INFRACEA venceu a licitação e elaborou os projetos do zero. Por causa das características das aeronaves que utilizavam o aeródromo, que envolviam o pouso e decolagem de planadores, definiu-se que o uso de balizamentos embutidos era a melhor solução para essa obra, o que acabou por ser ratificado pela ANAC nas reuniões que se seguiram ao longo do processo de elaboração.

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Reuniões regulares foram feitas para que a Prefeitura de Rio do Sul/SC pudesse acompanhar e fiscalizar o processo, de forma a garantir que tudo fosse entregue como o estipulado. Era importante que tudo fosse feito segundo a necessidade verificada, para que não houvesse restrições de voo pelos tipos de aeronave. Foi definido então que a obra seria composta pela instalação de balizamentos noturnos embutidos, dois PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), de uma biruta iluminada e com painel solar, um farol rotativo, painéis verticais iluminados, iluminação do pátio, de uma rede de dutos e de sistemas de alimentação elétrica primário e secundário (gerador e baterias). O mais interessante da obra, porém, é que todo o sistema de balizamento pode ser acionado de maneira remota pelo piloto da aeronave com seu rádio VHF à bordo, sem a necessidade de um operador no solo. Estabelece-se uma frequência para o acionamento e o piloto, quando se aproxima da pista para fazer o pouso, usa a mesma frequência para acender os balizamentos, que ficam ligados por um período de 15 minutos. É claro, o balizamento automático não invalida a opção manual; se for necessário, ainda é possível solicitar que um funcionário no local faça a ativação do modo padrão.

No geral, esta é uma obra que deve trazer uma série de melhorias para o aeroporto e para a região como um todo. Num contexto de pandemia, poder operar em H24 (durante 24 horas), todos os dias da semana, é um benefício inestimável para a entrega de vacinas e movimentação de possíveis pacientes. Mas fora desse cenário, essas melhorias também beneficiam a economia, uma vez que a região detém grandes empresários que passam a poder utilizar o modal aéreo com maior flexibilidade, além também das aeronaves com pacientes (UTI Aérea), de segurança pública, bombeiros, transporte de valores e de toda a aviação geral, além, é claro, da aviação comercial. É preciso lembrar que os aeroportos são polos de emprego, e a extensão do horário de operação pode facilmente se converter em mais cargos necessários no aeródromo, além dos serviços e comércios subjacentes. Um terminal aeroportuário é fator importante para a economia e toda a região.

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“Acredito que essa foi uma obra pioneira no Brasil, é a primeira com todos os balizamentos embutidos”,

disse Luciano Vicente, Diretor Técnico da INFRACEA, ao falar sobre os desafios da obra, a qual envolveu diferentes etapas como: levantamento topográfico, adaptação do projeto à realidade do aeroporto e a operação de suas aeronaves, distância e potência dos balizamentos, diâmetro do condutor e dos eletrodutos, as caixas de passagem ou abrigos metálicos, potência do gerador e subestação, sistema de proteção elétrico e do balizamento implantado. No fim, averiguou-se o bom funcionamento de todos os elementos, e agora espera-se apenas a etapa final de homologação para que o aeroporto possa operar definitivamente não só no período diurno, mas noturno também. O futuro das obras em Rio do Sul é animador, além do que já foi feito, o aeroporto pode vir a receber um terminal de passageiros, deixando-o ainda mais completo.

Quem é a INFRACEA?

A INFRACEA é a administradora do Aeroporto de Mossoró RN, Caruaru PE, Serra Talhada PE, Guanambi BA, Paracatu MG, Lages SC, Forquilhinha SC, Correia Pinto SC. Uma empresa de apaixonados por aviação, com anos de experiência e expertise em diversos segmentos do setor. Somos especializados em Operação Aeroportuária, Administração, Certificação Operacional, NESO, AISO, Projetos (civis e operacionais), Manuais, Planos, Programas, Controle de Tráfego Aéreo e Capacitação. Desde janeiro de 2013, a INFRACEA está no mercado atendendo à Industria Aeroportuária com excelência. Nascemos junto ao cenário de ampliação de concessões dos aeroportos brasileiros, e deste então nos orgulhamos de a cada dia podermos desenvolver soluções que nos elevam como profissionais.

Além dos 8 terminais aeroportuários mencionados, a INFRACEA possui bases operacionais, com prestação de serviços contínuos, em 20 cidades do Brasil, 10 estados distribuídos em 4 regiões geográficas. Como principais clientes destacam-se concessionárias com presença multinacional e grandes aeroporto brasileiros. A sede da empresa fica no Distrito Federal, a poucos minutos de distância do Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubitschek. Destacamos também a prestação de serviço realizada em todo território nacional. A INFRACEA contribui com seu profissionalismo e experiência nas 5 regiões Brasileiras, por meio de contratos diversos, em mais de 50 cidades, atuando com serviços desde grandes obras; projetos e planos aeroportuários; certificação operacional, homologação e processos ANAC/COMAER de aeródromos; Elaboração de processos para autorização de obras (OPEA/PBZPA), consultorias; serviços de Segurança da Aviação Civil (AVSEC), Segurança Operacional (SGSO); manutenção, implantação e operação de auxílios à navegação aérea; operação de órgãos de controle de tráfego aéreo; operação de diversos serviços em aeroportos internacionais, regionais e privados; cursos e capacitações dentre outros.

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