Felipe Siqueira e Fernando Siqueira, C-Levels da INFRACEA em Visita à Toca da FOX

Luiz Bianchi FOX #1, Felipe Siqueira, Jorge Kersul FOX #3, Fernando Siqueira, Áttila Filho FOX #2 (esquerda para direita)

INFRACEA oficializa parceria com Esquadrilha FOX

Em visita à "toca dos FOX", Felipe Siqueira COO (Diretor de Operações) e Fernando Siqueira CEO & Fundador da INFRACEA, oficializam a parceria e patrocínio da INFRACEA Aeroportos à Esquadrilha FOX de Demonstração Aérea.

Ambas empresas, sediadas em Brasília, tem em comum levar a o conceito da aviação para todo o Brasil. A FOX inspirando novos pilotos e trazendo alegria com suas manobras e a INFRACEA levando ao setor aeroportuários os mais diferentes produtos e serviços atendendo aeroportos em toda extensão do território brasileiro.

Desde 10 de Junho de 2020, a INFRACEA está junto à Esquadrilha FOX apoiando em seus treinos e demonstrações aéreas. A parceria idealizada através de uma amizade e patrocínio representado pela logo da INFRACEA Aeroportos aplicada na cauda, ao lado da cabine de comando (cockpit) das aeronaves e também nos uniformes da Esquadrilha FOX. Têm alimentado as apresentações de acrobacias aéreas realizadas dia 30 de agosto no Itápolis AirShow, 26 de setembro no Marília AirShow e muitas mais que hão de vir.


História da Esquadrilha FOX

A Esquadrilha FOX, composta Brig. Bianchi, Cel Attila e pelo Maj.-Brig. Kersul, possui um histórico muito peculiar, pois reuniu pilotos militares com experiências contemporâneas como pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira.

Mas as coincidências não param por aí. Da análise do histórico de seus componentes, é possível verificar que todos serviram nas mesmas Unidades Militares em períodos distintos. Em 1986 o então Aspirante Aviador Bianchi e o 1° Ten Aviador Attila, hoje o FOX 1 e FOX 2 respectivamente, conviveram durante o curso de piloto de Caça, em Natal – RN, em 1986.

Posteriormente, após alguns anos, especificamente em 1999, o então Major Attila, servindo no Esquadrão Pampa pela segunda vez em sua carreira, se despediu dessa unidade, em Canoas – RS, indo servir em Brasília. Nesse ínterim, em 1999, o então Tenente-Coronel Aviador Kersul, hoje FOX 3, assumiu o cargo de Comandante do Esquadrão Pampa.

Nessa mesma época, o então Major Bianchi, também servia no Esquadrão Pampa, deixando esse Esquadrão no final de 1999 para realizar mestrado nos Estados Unidos.

Em 2001, Ten-Cel Kersul, após cumprir seu período à frente do Esquadrão Pampa, foi transferido novamente para Brasília. Dois anos depois, em 2003, o então Tenente-Coronel Attila assumiu o cargo de Comandante do Esquadrão Pampa, permanecendo dois anos à frente desta Unidade Aérea e, coincidentemente, passou o comando para o então Tenente-Coronel Bianchi.

Passados alguns anos e algumas transferências, em 2017, com os três oficiais na reserva da Força Aérea Brasileira, eles se encontraram novamente. Nesse reencontro, O Brig. Kersul vislumbrou a possibilidade da continuação da atividade aérea de forma autônoma e adquiriu o kit da aeronave RV-8, de fabricação americana.

Enquanto a aeronave do Kersul estava em construção, inclusive com sua efetiva participação nesse processo, houve um encontro entre ele e o Bianchi, onde ambos externaram o desejo de formar um time para vôos de simulação de combate com aqueles que desejassem experimentar e conhecer a dinâmica de um combate aéreo.

A idéia permaneceu latente nas mentes dos dois, porém o Bianchi ainda não possuía seu avião. Entre a compra do avião do Bianchi e a construção do avião do Kersul, o Attila procurou este último para assessorá-lo na compra de um avião acrobático, já que sua vontade de continuar voando era uma necessidade. O Attila, então adquiriu um RV-7, do mesmo fabricante da aeronave do Kersul, a qual já se encontrava em fase final de montagem.

Passaram-se alguns meses e, com a finalização da montagem do avião do Kersul, ele e o Attila fizeram alguns vôos, para relembrar e curtir a acrobacia em formação.

Logo em seguida, houve a compra do RV-7A do Bianchi, também com a assessoria do Kersul. Após a qualificação nessa aeronave, o time acabou se formando naturalmente, com o intuito de continuar o vôo e curtir a acrobacia em formação.

Após algumas reuniões para alinhar parâmetros e técnicas e adequar tudo às novas aeronaves, a Esquadrilha FOX realizou o primeiro vôo com as três aeronaves no dia 13 de novembro de 2017, no Aeródromo Botelho em São Sebastião – DF.

Após algumas semanas, já estavam adaptados ao vôo acrobático em formação. O prazer de realizar esse tipo de vôo entre amigos os motivou a continuar juntos e levar a alegria de voar aos amantes e admiradores da aviação.

A idéia inicial do grupo era ser uma atração permanente em Brasília, a qual possui em seu projeto de construção a configuração de um avião, referência nacional tanto para seus habitantes, quanto para turistas. Ou seja: seria a atração aérea da cidade avião.

Após diversas apresentações em Brasília, o interesse pelo trabalho da equipe cresceu em diversas regiões do Brasil, ampliando o escopo de atividades.

O interesse pela Esquadrilha FOX vem crescendo exponencialmente e para atender a curiosidade do público, foram estabelecidos canais de redes sociais (Youtube, Instagram e Facebook) onde publicam quase que diariamente vídeos de suas performances, fotos e agenda de eventos.

Em 2019, o grupo se apresentou para um publico estimado de 400 mil espectadores por todo Brasil, em diversas cidades. Seus vídeos e fotos contam com mais de 200 mil visualizações nas redes sociais, além da participação em matérias de telejornais das redes Globo, Record e SBT.

Em setembro de 2019, as três aeronaves passaram a ter pintura uniforme, aumentando ainda mais o número de seguidores e admiradores da Esquadrilha, que, por esse motivo, conquistou parceiros que os apóiam em seus eventos. Em contrapartida, os parceiros expõem suas logomarcas nas aeronaves o nos uniformes dos pilotos.


fonte: @esquadrilhafox