Faixada do Aeroporto de Correia Pinto SC - Certificação Operacional do Aeroporto - INFRACEA

Faixada do Aeroporto de Correia Pinto SC, e viatura da INFRACEA

Companhias aéreas já podem pousar no Aeroporto de Correia Pinto

A ANAC, em 19 de janeiro de 2021, atestou a capacidade do operador do aeródromo de Correia Pinto na garantia da segurança das operações aeroportuárias, ao conceder o Certificado Operacional Provisório de Aeroporto à operadora do Aeroporto Regional do Planalto Serrano – Correia Pinto SC.

Na terça-feira, 19 de janeiro de 2021, a ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), através da portaria nº 4.032/SIA, concedeu a Certificação Operacional Provisória à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, operadora do Aeroporto de Correia Pinto SC. Resultado da dedicação e trabalho conjunto com a administradora do aeroporto INFRACEA Aeroportos, empresa que administra e opera o Aeroporto Regional do Planalto Serrano – Correia Pinto SC, e a principal responsável pelo processo de certificação do aeroporto.

Um aeroporto quando certificado pela ANAC é submetido à uma lista de critérios de avaliação em busca da qualificação e atendimento dos requisitos regulatórios em conforme com padrões nacionais e internacionais. Atendendo à obrigações e recomendações dos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) – RBAC 154, RBAC 153, RBAC 139, RBAC 164 e RBAC 107. Segundo o RBAC 139, a certificação é o processo que atesta a capacidade do operador de aeródromo para executar os procedimentos constantes no Manual de Operações do Aeródromo (MOPS) proposto e sua organização, visando à garantia da segurança das operações aeroportuárias. O MOPS é um instrumento disposto pela ANAC para obrigar os operadores de aeródromo a analisar os riscos envolvidos na sua operação e demonstrar que um Nível Aceitável de Segurança Operacional (NASO) pode ser alcançado.

O Aeroporto de Correia Pinto, na qualidade de um aeroporto certificado, é a plena convicção de que as operações aeroportuárias que ocorrerão estarão no mais alto grau de segurança. A certificação, dentre outros fatores, é ponto de partida para as companhias aéreas que buscam ampliar suas malhas aéreas de destinos e conexões. Desta forma é esperado que Correia Pinto passe a ser procurado por companhias aéreas para o planejamento e implementação de voos regulares. Em entrevista com a administradora do aeroporto, a coordenação de novos negócios informou que está com canal aberto para todas as companhias áreas que desejem pousar e decolar do Aeroporto Regional do Planalto Serrano – Correia Pinto SC.

Processo de Certificação de Aeródromo - INFRACEA


O processo de certificação possui 4 fases. Iniciou-se pela solicitação formal feita pela administradora do aeroporto, realizada na sexta-feira, 2 de outubro de 2020, seguindo para a avaliação da solicitação pelos especialistas da ANAC, onde realizaram a análise do Manual de Operações (MOPS) e de seus Anexos, para avaliar se os documentos dados e requisitos estavam de acordo com o padrão exigido pela Agência – esta é a fase que mais carece tempo. Após as tratativas de ajustes e confirmações seguimos para a fase de inspeção. Nesta fase o inspetor da ANAC verifica se de fato foi executado o que foi planejado e documentado no Manual de Operações do Aeródromo (MOPS).

Auditoria de Sinalização Horizontal no Aeroporto de Correia Pinto feita pela INFRACEA

Devido à pandemia do COVID-19, a inspeção foi realizada remotamente na quinta-feira, 3 de dezembro de 2020, onde foram apresentadas evidências físicas através de fotografias e vídeos. Atendidos os itens solicitados e o inspetor verificando que está tudo como conforme e de acordo com o Manual, é dado como “atendido” e assim é elaborado o Parecer Técnico de Conformidade. Deste modo o processo é submetido ao Superintendente de Infraestrutura (SIA) para ser aprovada a certificação. A aprovação ocorreu na quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, aprovada e publicada no Diário Oficial da União (DOU) conclui-se o ciclo da Certificação.

“O aeroporto agora tem infraestrutura compatível, planos compatíveis, manuais compatíveis e está 100% apto para receber voos de linha aérea regular”.

Quando questionado sobre a contribuição da certificação do aeroporto para o desenvolvimento da região, Felipe Siqueira – Diretor de Operações da INFRACEA Aeroportos, empresa administradora do Aeroporto de Correia Pinto nos concedeu a seguinte declaração:

“Com a certificação do aeroporto regional do Planalto serrano teremos benefícios para a população da região, tendo em vista que agora o aeroporto está oficialmente apto a receber voos de linhas aéreas regulares, seja Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Latam Linhas Aéreas ou qualquer outra interessada, operadora de voos domésticos (nacionais). Isso tudo é resultado de um trabalho contínuo da INFRACEA na região. Desde o final de junho de 2020, quando assumimos o aeroporto, a empresa vem trabalhando na certificação operacional do aeroporto. Protocolamos os documentos necessários em novembro e conseguimos a certificação agora no final de janeiro. Mais uma vez em tempo recorde. É um trabalho conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Estado de Santa Catarina, a SIE. Este fato só atesta o comprometimento do Estado de Santa Catarina, bem como da empresa – INFRACEA, e de seus profissionais com a aviação regional de Santa Catarina e nos outros aeroportos que a empresa opera. Para nós é uma satisfação muito grande poder contribuir com isso. Nós temos vivenciado através da mídia nacional e internacional a integração dos aeroportos regionais com os grandes hubs em todo o Brasil e em todo o mundo para transporte das vacinas contra o COVID-19. Isso ratifica e demonstra a necessidade de os aeroportos estarem sempre aderentes ao normativo e abertos ao tráfego. Esperamos que com essa certificação tenhamos atração de diversas companhias, diversos voos com diversos destinos e procedências de todo e por todo o país.”, Felipe Siqueira – Diretor de Operações da INFRACEA Aeroportos.

Quem é a INFRACEA?

A INFRACEA é a administradora do Aeroporto de Mossoró RN, Caruaru PE, Serra Talhada PE, Guanambi BA, Paracatu MG, Lages SC, Forquilhinha SC, Correia Pinto SC. Uma empresa de apaixonados por aviação, com anos de experiência e expertise em diversos segmentos do setor. Somos especializados em Operação Aeroportuária, Administração, Certificação Operacional, NESO, AISO, Projetos (civis e operacionais), Manuais, Planos, Programas, Controle de Tráfego Aéreo e Capacitação. Desde janeiro de 2013, a INFRACEA está no mercado atendendo à Industria Aeroportuária com excelência. Nascemos junto ao cenário de ampliação de concessões dos aeroportos brasileiros, e deste então nos orgulhamos de a cada dia podermos desenvolver soluções que nos elevam como profissionais.

Além dos 8 terminais aeroportuários mencionados, a INFRACEA possui bases operacionais, com prestação de serviços contínuos, em 20 cidades do Brasil, em 10 diferentes estados, tendo todas as grandes concessionarias e dos maiores aeroportos brasileiros como parceiras. A sede da empresa fica no Distrito Federal, a poucos minutos de distância do Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubitschek. Destacamos também a prestação de serviço realizada em todo território nacional. A INFRACEA contribui com seu profissionalismo e experiência nas 5 regiões Brasileiras, por meio de contratos diversos, em mais de 50 cidades, atuando com serviços desde grandes obras; projetos e planos aeroportuários; certificação operacional, homologação e processos ANAC/COMAER de aeródromos; Elaboração de processos para autorização de obras (OPEA/PBZPA), consultorias; serviços de Segurança da Aviação Civil (AVSEC), Segurança Operacional (SGSO); manutenção, implantação e operação de auxílios à navegação aérea; operação de órgãos de controle de tráfego aéreo; operação de diversos serviços em aeroportos internacionais, regionais e privados; cursos e capacitações dentre outros.

Para você que deseja elevar seu conhecimento sobre o setor aeroportuário, confira as publicações anteriores no portal da sala de imprensa, artigos sobre produtos e serviços em nosso site.